Exposição Fotográfica

Regulamento da Exposição de Fotos: "Olhar do farmacêutico sobre a sua prática"

1. Considerações Gerais

A Exposição de Fotos: "Olhar do farmacêutico sobre a sua prática" é uma promoção do Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (Cobef), que ocorrerá de 10 a 12 de junho de 2015, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico – Abef, aberto a todos os inscritos para o Cobef.


2 Objetivos

A exposição de fotos visa divulgar a visão de docentes, estudantes e profissionais sobre atividades cotidianas que tenham relevância com o papel do farmacêutico como cidadão e profissional de saúde.


3 Categorias de Fotografias

3.1 Haverá duas categorias de julgamento em que os participantes poderão se inscrever:

› Fotos planejadas: as imagens são obtidas após planejamento prévio do autor (p.ex.: podendo esta ter sido registrada em ambiente interno (casa, laboratório, local de trabalho, sala de aula) ou externo.

› Fotos espontâneas: as imagens são obtidas sem planejamento, no meio externo ou interno, onde o autor percebeu um momento especial e fez o registro fotográfico, sem que houvesse o preparo dos objetos das fotografias.

3.2 Caso a Comissão Julgadora decida que alguma fotografia não pertença à categoria em que foi inscrita ela poderá ser desclassificada ou reclassificada, dependendo do julgamento da Comissão.


4. Normas para a Inscrição das Fotografias:

4.1 Os trabalhos devem ser inéditos, não tendo sido publicada ou divulgada em qualquer veículo de comunicação (ou meio virtual) ou premiados em concursos de fotografias. Apenas serão aceitas fotografias de autoria do autor.

4.2 Cada participante poderá inscrever até 05 (cinco) fotografias de sua própria autoria, comprovada por declaração obrigatória de autoria do trabalho (Anexo I). No caso de fotos que envolvam pessoas, os autores das fotos devem se certificar de que receberam autorização para a exposição da foto em ambientes públicos. O pagamento de eventuais solicitações de indenização por uso não autorizado de imagem será de inteira responsabilidade dos autores.

4.3 As inscrições serão feitas, exclusivamente, pelo e-mail cobef2015@gmail.com. O prazo para inscrição é até as 18h00min do dia 30 de abril de 2015, não sendo aceitas as inscrições postadas após o final do prazo.

4.4 As fotografias inscritas podem ser oriundas de máquina convencional ou digital (incluindo celulares) e deverão ser enviadas em arquivo digital no formato JPG, com tamanho máximo de 1 MB (megabyte) e resolução máxima de 2.000 pixels no maior lado da imagem. As fotografias devem ter resolução que permita sua impressão em formato 20x15 cm sem perda de qualidade da informação.

4.5 A utilização de programas de edição de imagens via computador deverá ocorrer apenas para ajustes de parâmetros básicos, como cor, contraste, nitidez e saturação. Não serão permitidas alterações drásticas nas imagens (como colocação ou retirada de elementos) ou uso de efeitos especiais.

4.6 Cada fotografia deverá, obrigatoriamente, ser acompanhada de texto explicativo com as perspectivas do autor sobre o cenário apresentado, contendo, no máximo, 500 caracteres (incluindo espaços).

4.7 A exposição das fotografias selecionadas ocorrerá durante o Cobef, no período de 10 a 12 a junho de 2015 em Salvador-BA.

4.8 Ao se inscrever, os participantes autorizam, automaticamente, a Comissão Organizadora do Cobef a utilizar as fotografias para fins de divulgação do Cobef nos anos seguintes e no site do CFF, da Abef e de órgãos de divulgação, com crédito ao autor da fotografia.

4.9 As fotos selecionadas serão incorporadas ao banco de imagens do CFF e da Abef e poderão ser utilizadas em futuros trabalhos publicados pelas entidades, com crédito ao autor da fotografia, sem ônus para o organizador da publicação.

4.10 As fotografias recebidas serão avaliadas por uma Banca Julgadora, formada por membros indicados pela Comissão Organizadora do Cobef.


5. Critérios de Julgamento

As fotografias que atenderem as condições de inscrição serão avaliadas pela Banca Julgadora, considerando os seguintes critérios:

› Relação com o tema;

› Originalidade;

› Capacidade de surpreender o espectador;

› Qualidade técnica (composição, resolução, ruído, perspectiva, iluminação etc.);

› Importância para a popularização e divulgação da ciência (potencial da imagem para aproximar o público da ciência).


6. Exposição e Premiação

6.1 Este é um evento cultural e as fotografias selecionadas ficarão expostas durante o Cobef em espaço destinado para isso com as fotografias impressas com a identificação do autor e com o texto explicativo fornecido durante a inscrição.

6.2 Os autores selecionados receberão certificado de que sua fotografia foi aprovada e exposta durante o Cobef.

As fotos deverão ser enviados para o e-mail: cobef2015@gmail.com

InscriçõesTrabalhos CientíficosExposição FotográficaArquivo das PalestrasHospedagem