Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica

» Justificativas para a realização do evento:

Decorridos 12 anos desde a sua aprovação, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia encontram hoje um novo cenário. O desenvolvimento tecnológico, o empoderamento da população e a reorganização dos serviços de saúde pedem a formação de um profissional que seja capaz de identificar estas mudanças, adaptar-se e ser também impulsionador de avanços.

Dando continuidade a um processo em andamento, e marcando um novo tempo na discussão da Educação Farmacêutica no Brasil, propõe-se a realização de um evento que amplia o espaço para a inclusão de todos os atores, para a reflexão, a troca de experiências.

Deste modo, a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), assumem um papel agregador e indutor na melhoria do processo de formação de Farmacêuticos que, com sua atuação, prestem um serviço de excelência em todos os campos de atuação profissional e, deste modo, também transformem a sociedade!


» Objetivos:

► Analisar o atual contexto da educação farmacêutica no Brasil;

► Discutir e refletir sobre estratégias para a melhoria da qualidade da educação farmacêutica no Brasil;

► Avaliar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o ensino de graduação em Farmácia no Brasil, após 12 anos de implantação, e discutir propostas de melhorias;

► Sensibilizar os participantes sobre as necessidades de transformações e mudanças no modelo de educação superior brasileiro, especialmente no ensino de farmácia;

► Oportunizar o intercâmbio e a troca de experiências entre professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e de profissionais nas diversas áreas das ciências farmacêuticas e da educação farmacêutica;

► Dar visibilidade às pesquisas e ações desenvolvidas por instituições de ensino superior, de centros de pesquisa ou órgãos governamentais em prol da educação farmacêutica.


» Abordagem Científica:

1) Atividades pré-congresso

• Fórum Nacional sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia: Apresentação dos resultados dos Fóruns Estaduais sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia.

2) Congresso

• A formação do Farmacêutico no cenário Mundial
• Políticas Educacionais na formação dos Profissionais da Saúde
• Cenários de Práticas profissionais
• Internacionalização: Desafios da harmonização na formação farmacêutica frente à diversidade
• A formação do farmacêutico da graduação à pós-graduação: Quem forma o formador?
• Encontro de Coordenadores e estudantes de Cursos de Graduação e de Pós- Graduação
• Encontro de professores, profissionais e estudantes da área de tecnologia em desenvolvimento, produção e controle de qualidade
• Encontro de Professores, profissionais e estudantes atuantes em Cuidados Farmacêuticos e Gestão da Assistência Farmacêutica
• Minicursos: Formação Pedagógica para o professor na Educação Superior, Inovações, avanços e desafios no processo avaliativo, Metodologias Ativas de Aprendizagem
• Apresentação de trabalhos científicos
• Exposição de fotos: "Olhar do farmacêutico sobre a sua prática"
• Atividades culturais


Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia

Tema: Estratégias para inserir a farmácia universitária como campo de práticas essenciais obrigatórias para a formação de competências do farmacêutico.

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